EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
• A educação pode ser presencial, semipresencial ou à distância.
• Os cursos regulares são presenciais, onde professores e alunos se encontram em uma instituição de ensino.
• A semipresencial é em parte presencial e em parte a distância, usando tecnologia da informação.
• A educação a distância é uma modalidade educacional em que os alunos e professores estão separados, física ou temporalmente.
• Por este motivo é necessário a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.
• A Educação a Distância, ou EaD, pressupõe um sistema de transmissão e estratégias pedagógicas adequadas às diferentes tecnologias usadas.
• A EaD é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada tanto na educação básica quanto superior.
• É uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados (espacial e/ou temporalmente), ou seja, não estão fisicamente no mesmo ambiente presencial de ensino-aprendizagem.
• Existem três elementos em interação na EaD: aluno, material didático e professor.
• Dentro da EaD, o sistema de tutoria é cada vez mais indispensável ao desenvolvimento de aulas a distância.
• O tutor orienta e acompanha as atividades dos alunos, além de motivar a aprendizagem.
• A estratégia didática adotada na EaD deve envolver a escolha dos métodos e meios de instrução adequados para um aprendizado efetivo.
• Não apenas o conteúdo do curso deve ser considerado, mas também o suporte ao aluno, acesso e escolha dos meios, a forma como o tutor e aluno se comunicam, etc.
• Uma das prioridades é a qualificação do corpo docente.
• Existem três fatores indispensáveis para a EaD: modelo de aprendizagem, infraestrutura tecnológica e infraestrutura física.
• A educação é concebida como uma ação consciente e coparticipativa que possibilita ao aluno a construção de um projeto profissional político e inovador.
• Nesta perspectiva, a tutoria atua com o propósito de oferecer ao estudante um ambiente de aprendizagem personalizado que possa satisfazer suas necessidades educativas.
• E como mediador, o tutor assume um papel importante, esclarecendo as dúvidas dos alunos, estimulando-o e participando da avaliação da aprendizagem.
• A EaD é um processo centrado no aluno, acompanhada pelo tutor.
• São diversas fontes de informação, através de material impresso e multimeios.
• O ritmo de aprendizagem é determinado pelo aluno, dentro de seus parâmetros.
• A tecnologia como recurso didático traz alguns desafios como: seleção de textos elaborados ou produzidos para um curso de EaD, articulação dos núcleos temáticos, interdisciplinaridade, coordenação didático-pedagógica, renovação metodológica dos professores, fundamentos teóricos de aprendizagem e do processo de avaliação.
• A metodologia da EaD não deve ser diferente do ensino presencial.
• O que muda não é a metodologia, mas sim a forma de comunicação.
• O uso de tecnologias avançadas também não garante um ensino de qualidade.
• A metodologia deve incorporar as novas formas de comunicação, inclusive o potencial de informação da internet, uma vez que a EaD se caracteriza pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias.
• Antes de se decidir pela EaD, o aluno deve avaliar as opções, até para não escolher uma instituição de ensino sem qualidade.
• O MEC (Ministério da Educação) elaborou o documento “Referências de Qualidade para a Educação Superior a Distância), que indica o que o aluno tem direito de saber antes de se matricular:
• métodos de ensino da instituição;
• tecnologias usadas;
• tipo de material didático usado;
• tipos de interação disponíveis;
• quanto tempo leva para o tutor responder dúvidas;
• Outra medida é verificar no MEC se a instituição está credenciada, se é reconhecida e se já foi fiscalizada.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA X ENSINO A DISTÂNCIA
É uma linha tênue entre um e outro termo, mas há algumas diferenças.
Educação a Distância
• Educação a distância é uma modalidade da Educação onde há modelos que se pode optar para atender as necessidades educacionais.
• Os mais usados são: Ensino a Distância e Educação Colaborativa a Distância.
• É uma prática educativa em que o processo de ensino-aprendizagem faz com que o aluno aprenda, crie e construa seu conhecimento, participando de seu crescimento.
• A educação está ligada à interação entre pares e à construção do conhecimento em conjunto.
Ensino a Distância
• O Ensino a Distância é uma modalidade da EaD.
• Nele, a prioridade é o conteúdo e não há muita interação.
• O ensino é uma parte da educação, e deve ser entendido como uma ação sistemática, ordenada e intencional de transmissão de conhecimentos e experiências.
• Logo, quando se fala em EaD, fala-se em Educação a Distância.
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS
A comunicação em EaD pode ser de duas formas: síncrona e assíncrona.
Síncrona
• É aquela que ocorre em um mesmo tempo, exige que os interlocutores estejam conectados ao mesmo tempo, ou seja, em tempo real.
• Entre suas vantagens estão a interação com o instrutor (tutor), o que permite um melhor acompanhamento, motivação e feedback.
• Ex: chat, telefone, videoconferência, etc.
Assíncrona
• Acontece em tempos diferentes, ou seja, não é em tempo real.
• Suas vantagens são a flexibilidade de tempo, lugar e ritmo, possibilitando tempo para reflexão.
• Outra vantagem é que a comunicação assíncrona exige menos sofisticação tecnológica.
• Uma desvantagem é o isolamento, já que a interação é menor.
• Ex: e-mail, fóruns de discussão, material impresso, etc.
• Em relação à tecnologia, os alunos e professores estão conectados por tecnologias chamadas telemáticas, como a internet e hipermídias.
• Porém podem ser usados outros recursos de comunicação, como carta, rádio, televisão, CD-ROM, celular, notebook, etc.
• A internet ajudou a ampliar o EaD.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
• O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é um software com base na internet que facilita a gestão de cursos no ambiente virtual.
• É elaborado para ajudar no gerenciamento de conteúdos, e permite ao professor acompanhar o progresso dos alunos.
• Existem vários programas disponíveis no mercado, gratuitos ou não.
• A interação entre alunos e professores, além de todo o conteúdo, é realizada nesse ambiente.
• Alguns desses softwares são: TelEduc, Moodle, Solar, etc.
• Essas ferramentas permitem um fácil manuseio e controle de aulas, discussões, apresentações, ou seja, atividades educacionais de forma virtual.
• Os AVAs propiciam a integração de múltiplas mídias, linguagens e recursos, desenvolver interações entre as pessoas e apresentar informações de maneira organizada.
• É através desta ferramenta que há a possibilidade de participação ativa de alunos e professores.
HISTÓRIA DA EAD
A EaD somente começou a fazer parte das atenções pedagógicas nas últimas décadas, apesar de existir há mais tempo que isso.
• Surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de pessoas que não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial.
• Ela evoluiu com as tecnologias disponíveis.
• O ensino a distância foi evoluindo a partir de cartas que comunicavam informações científicas, entre os séculos XVII e XVIII.
• Em 1833 um anúncio publicado na Suécia se referia ao ensino por correspondência.
• E em 1856, em Berlim, foi fundada a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas.
• A Universidade de Wisconsin, em 1891, aceitou a proposta de seus professores para organizar curso por correspondência nos serviços de extensão universitária.
• No ano seguinte, a Universidade de Chicago criou uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão.
• O final da Primeira Guerra Mundial trouxe novas iniciativas de ensino a distância.
• Neste período houve um aumento da demanda social por educação.
• A antiga União Soviética, em 1922, organizou um sistema de ensino por correspondência que passou a atender 350 mil usuários em dois anos.
• Outro meio de comunicação passou a ser usado: o rádio.
• Foi bastante explorado na América Latina, nos programas de educação a distância.
• A EaD, após as décadas de 1960 e 70, passou a integrar o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e a tecnologia de multimeios, uma combinação de textos, sons, imagens, e mecanismos de caminhos alternativos de aprendizagem.
• Foi com a internet que a que os cursos a distância se tornaram viáveis na graduação e pós.
• A EaD inicialmente foi usada para superar deficiências educacionais, para a qualificação profissional e atualização ou aperfeiçoamento de conhecimentos.
• Hoje também é utilizada em programas que complementam outras formas e é vista por muitos como uma modalidade de ensino alternativo que pode complementar o ensino presencial.
• No Brasil, algumas das experiências em educação a distância iniciaram em 1939, com o Instituto Radiotécnico Monitor (hoje Instituto Monitor) e em 1941 com o Instituto Universal Brasileiro.
Obs: Um dos países que mais investe em EaD é a Austrália. Em várias universidades a proporção de alunos a distância é maior ou igual à de estudantes presenciais.
• Ao longo da década de 1960, o Movimento de Educação de Base (MEB), Igreja Católica e Governo Federal usavam um sistema rádio-educativo: educação, conscientização, politização, educação sindicalista, etc.
• Já na década de 1970, a Fundação Roberto Marinho começou a oferecer o telecurso, programa de educação supletiva a distância para ensino fundamental e médio.
• As aulas eram transmitidas através da emissora de televisão para os brasileiros que precisavam concluir o ensino básico, já que no Brasil a televisão é o principal meio de comunicação, com maior cobertura.
• Entre as décadas de 70 e 80, fundações privadas e organizações não governamentais (ONGs) começaram a ofertar cursos supletivos a distância, no modelo teleducação.
• As aulas eram via satélite e complementadas por kits de materiais impressos.
• Chegava a segunda geração de EaD no país.
• Foi somente na década de 1990 que a maior parte das instituições de ensino superior do país se mobilizaram para a EaD com o uso de novas tecnologias da comunicação e informação (TIC).
• Em 1996 surgiu a primeira legislação específica para educação a distância no ensino superior, a Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional nº 9394, regulamentada pelo decreto nº 5622, de 2005.
• Neste decreto está especificado que ficam obrigatórios os momentos presenciais para avaliação, estágios, defesas de trabalhos e conclusão de curso.
• Classifica ainda os níveis de modalidades educacionais (educação básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior), e ainda define que os cursos devem ter a mesma duração que os cursos de modalidade presencial.
O QUE É TUTORIA ONLINE
• Existem várias definições para tutoria.
• Também chamada de mentoring, a tutoria é uma relação de suporte, confiança e acompanhamento pessoal e profissional entre uma pessoa mais experiente e outra iniciante entre um estágio e outro do desenvolvimento.
• É um método para efetivar uma interação pedagógica.
• Pode ser entendida ainda como uma ação orientadora global.
• A origem da tutoria remonta à Odisseia, de Homero, e o personagem Mentor, que era um sábio e fiel amigo de Ulisses, Rei de Ítaca.
• Ulisses confiou a Mentor seu filho Telêmaco e sua esposa Penélope quando partiu para a Guerra de Troia.
• Mentor foi responsável pela educação da criança, formação de seu caráter e valores.
• Sua presença era importante quando escolhas críticas tinham de ser feitas.
• No final da jornada, Telêmaco havia amadurecido e Mentor era visto como uma figura importante durante sua jornada da infância à maturidade.
• As características desse personagem fazem parte do papel de tutor (ou mentor) atual: competência profissional, qualidades pessoais como honestidade, empatia, e disponibilidade em escutar e orientar.
• No século XV a tutoria era um método de ensino das universidades.
• Foi no século XX que o tutor assumiu o papel de orientador dos trabalhos acadêmicos, e é com este sentido que se incorporou aos atuais programas de educação à distância.
• Os tutores acompanham e se comunicam com seus alunos de forma sistemática e, entre outras coisas, planejam seu desenvolvimento.
• A tutoria online compreende um conjunto de ações educativas que contribuem para ampliar as capacidades básicas dos alunos.
• O tutor está presente em universidades ou colégios.
• É uma pessoa envolvida na gestão da informação e outras funções.
• Ele observa o problema dos alunos e ajuda, prestando assistência de forma eficaz e imediata.
• Nada impede que um estudante seja um tutor.
Obs: Em relação à educação a distância, outros termos para tutor pode ser: “orientador acadêmico” ou “facilitador”.
• A aprendizagem através de tutoria exige estrutura predeterminada, ou seja, o tutor guia o tutorado com ajuda de um fio condutor que atravessa uma parte linear das disciplinas.
• A tutoria online é uma atividade que acontece por meio de tecnologias de informação e comunicação.
• Pode ser via chat, em fórum ou ainda em ambientes artificiais de realidade virtual.
• A tutoria pode prestar esclarecimentos administrativos, tecnológicos, pedagógicos e teóricos, além de fazer um acompanhamento e avaliação dos alunos.
SISTEMAS DE TUTORIA E REQUISITOS PARA TUTORIA ONLINE
• Os sistemas de tutoria são uma organização institucional de apoio e orientação de estudantes em seu processo de aprendizagem em cursos oferecidos na modalidade a distância.
• Os participantes do processo de tutoria são: a instituição em EaD, o professor e estudante e o tutor.
• A instituição é a responsável pelo ensino.
• O professor e aluno assumem funções específicas na modalidade à distância.
• O tutor representa a instituição, e é responsável por humanizar o processo, relacionando-se diretamente com o estudante.
• O sistema de tutoria compreende um conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as capacidades básicas dos alunos.
Obs: Sistemas de tutoria eficazes apoiam e promovem o crescimento do aluno em cada etapa do processo de ensino. E o tutor é o responsável pelo bom andamento das atividades, seja na modalidade semipresencial ou a distância.
Requisitos para Tutoria Online
Veja alguns dos requisitos para a tutoria online:
• De preferência, o tutor deve ter experiência de ensino e qualificações.
• Por ser online, é imprescindível conhecimentos de internet e familiaridade com a internet e suas aplicações.
• A tutoria online exige do profissional competências similares aos tutores do ensino presencial.
• Mas nos ambientes virtuais, não se deve reproduzir a figura do docente tradicional.
• Sua formação deve ser multidisciplinar e englobar o desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e tecnológicas além dos conhecimentos acadêmicos especializados.
• O tutor é um mediador do processo de aprendizagem.
• Ele deve saber usar de forma inteligente os recursos tecnológicos e ferramentas disponíveis para estabelecer uma interação com os alunos.
• Inclusive deve orientar aqueles que ainda não sabem usar esses mecanismos.
TUTORIA PRESENCIAL E TUTORIA ONLINE
• A tutoria presencial é aquela que um grupo de educadores acompanha os alunos presencialmente, com encontros frequentes ou esporádicos.
• O tutor presencial está em contato com o aluno, promovendo interação com os conteúdos, alunos e professores.
• Nesses encontros, o tutor encaminha o processo de contato do aluno com o conteúdo, orientando e acompanhando sua aprendizagem.
• Através da tutoria presencial é possível um atendimento individualizado e em grupo, também facilita a organização de grupos de trabalho cooperativo e colaborativo, e é essencial em aulas práticas.
• A tutoria presencial precisa de um espaço próprio e estruturado, como uma sala de estudos, com computadores conectados à internet, TV, vídeo, material impresso do curso, etc.
• A tutoria a distância (ou virtual) ocorre por meio de tecnologias de informação e comunicação.
• Uma de suas vantagens é a facilidade de contato, já que tutor e aluno não precisam estar no mesmo local para haver uma comunicação entre eles.
• As ferramentas para que esse contato aconteça podem ser: e-mails, listas de discussão, fórum, telefone, chat, entre outros.
• Independente de ser presencial ou a distância, o tutor deve possuir formação específica para o curso.
Desejo participar deste trabalho educativo.
Sou professora universitária há 27 anos da área de Teorias da Comunicação, assim como da área de Marketing, Marketing Pessoal e de MARKETING POLÍTICO.
Aposentada há dois anos, eu me decidindo por tutoria on line.
Assim, tenho interesse em informações pertinentes.
Grata, MARIA DE FÁTIMA DA SILVA