Projeto Político Pedagógico

  • Imagens da Aula
  • +
  • +
  • Curso

Captura de tela em 2015-07-20 17:22:01

Captura de tela em 2015-07-20 17:21:47

Captura de tela em 2015-07-20 17:21:26

Esta Aula pertence ao Curso de Projeto Político Pedagógico oferecido pela Ensino Nacional

certificado1 (1)

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO

  • O gestor de educação de uma instituição, sempre trabalha na elaboração de projetos, sistematizando primeiramente as suas ideias e posteriormente colocando em prática sua ideação, que tem como objetivo a realização de uma atividade específica.
  • O projeto pedagógico tem como características principais a ética, a sustentabilidade, a virtualidade, a estética, sendo requisitos para a operacionalização e realização do plano escolar.
  • Ao elaborar um projeto pedagógico, é possibilitado a apresentação de novas propostas de aprendizado organizacional, tendo como consequência melhorias, novas metodologias, estabelecendo um ensino eficaz e de qualidade.
  • O planejamento deve ser realizado de forma clara, dando prioridade para atingir as metas estabelecidas, onde as escolas não devem seguir as regras impostas pelo poder central, mas sim, “caminhar com as próprias pernas”.
  • Vale salientar que um colégio que não dá importância para o Projeto Político Pedagógico não valoriza a metodologia educativa, tendo como consequência ao invés de uma evolução um caminho cada vez mais regressivo.

Observação: O Projeto Político Pedagógico, conforme esclarece Veiga, é um instrumento clarificador da ação educativa da escola em sua totalidade.

OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

  • Nos ensina Joanna Coaracy que um dos objetivos principais deste projeto é estabelecer as condições necessárias para a melhoria do sistema educacional, como a estrutura, o conteúdo, a administração, os instrumentos.
  • Existe como critério e prioridade realizar o planejamento integral para que em nenhuma situação, os interesses pessoais ou grupos desviem os fins essenciais do projeto que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e econômico do país.
  • Alguns requisitos para a composição deste planejamento são essenciais como o trabalho em equipe que garanta a união de esforços ativos e distribuídos, a continuidade dos objetivos do sistema para alcançar os fins, a aplicação de um método científico para a investigação da realidade na educação, na economia, no âmbito social.
  • O colégio atual visa implementar nas pessoas uma mentalidade que seja flexível e adaptável para entender as transformações que ocorrem no mundo, estabelecendo uma filosofia para que os objetivos sejam alcançados.
  • Os objetivos do plano pedagógico podem ser considerados como eficiente e com uma boa estrutura e método de aplicação, como a racionalização das atividades educativas, apresentar um ensino efetivo e econômico, guiar os alunos para que cada um alcance seus objetivos, bem como verificar a fase de processo educativo que o aluno se encontra.

POSIÇÃO DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

  • Tem como finalidade intervir na realidade das instituições que é aplicado, tendo como primeira empreitada contribuir para a construção de uma nova realidade social.
  • Este tipo de planejamento tem como objetivo não só democratizar o que é decidido, mas determinar as prioridades que as pessoas envolvidas têm, permitindo definir um conceito de educação que a escola pretende aplicar.
  • A diferença entre o plano estratégico e o participativo é que o primeiro necessita da concentração de uma única pessoa, figurando como gestora, e no segundo, precisa a colaboração do diretor, dos alunos, dos professores e funcionários da escola.

PROPÓSITO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EDUCACIONAL

  • Chiavenato e Sapiro entendem como estratégia um plano que integra as principais políticas, objetivos e metas da instituição, onde agindo estrategicamente e com cautela, terá sempre as melhores opções para conduzir os interesses da instituição.
  • Conhecido como um procedimento gerencial, o planejamento estratégico visa a criação de objetivos organizacionais, consolidando ideias que não vão ter resultados positivos de imediato, mas sim, implementando de forma inteligente na organização para obter o melhor resultado.
  • O planejamento estratégico antecipa o futuro da organização, a médio e longo prazo, cuidando sempre como os objetivos o que está sendo cumprido e a maneira como está sendo executado, pois são critérios essenciais para o sucesso da organização.
  • Para obter uma visão estratégica dentro da instituição, é necessário que os gestores utilizem conceitos de previsão no qual possam intervir, de maneira organizada e planejada na tomada de decisões, dando prioridade para que os objetivos organizacionais tenham maior efetividade.

Observação: O diagnóstico estratégico descreve a situação atual da instituição, considerando o negócio, a missão, os princípios, e a análise do ambiente em que o colégio está inserido.

REQUISITOS PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

  • É através do projeto que a comunidade escolar como coletividade desenvolve o trabalho e o objetivo educacional do colégio, onde as responsabilidades são assumidas por pessoas que tem comprometimento com a execução das metas estabelecidas.
  • Está estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 12, 13, 14, a escola tem total autonomia para elaborar e executar o próprio plano pedagógico, desde que os profissionais da educação e os conselheiros participem das decisões.
  • Todas as escolas se baseiam em normas gerais da educação, porém, cada instituição possui suas necessidades e princípios específicos, onde o desejo de cada membro que está envolvido no projeto educativo deve ser destacado e priorizado.

CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

  • Para a construção do projeto pedagógico é necessário partir dos princípios da igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.
  • Devemos analisar e compreender a organização do trabalho pedagógico, em relação ao modo como gestar uma nova organização, que reduza os efeitos de divisão de trabalho e o controle hierárquico.
  • O foco principal quanto aos projetos políticos pedagógicos é sair da rotina, contrapondo o governo autoritário e centralizador dos órgãos da administração central.
  • Existem pelo menos sete elementos básicos que devem ser apontados, como: as finalidades da escola, o currículo, o tempo escolar, as relações de trabalho, avaliações, o processo de decisão, e pôr fim a estrutura organizacional.

O DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

  • Vasconcellos considera que o diagnóstico não é somente um levantamento das dificuldades, mas sim, uma análise minuciosa da realidade para identificar as necessidades principais.
  • O diagnóstico não é somente um centro de críticas e descrição dos aspectos negativos da instituição escolar. Ao invés disso, esta análise disponibiliza também os pontos fortes das escolas, juntamente com seus aspectos positivos.
  • No ato de iniciar o Projeto Político Pedagógico, é necessário que seja identificado as fragilidades e potencialidades da escola, a análise das práticas pedagógicas-organizacionais do colégio e o conhecimento da lei específica sobre o assunto.
  • Na sua elaboração, os objetivos, metas, o funcionamento da escola e as diretrizes gerais de organização são definidos de forma coletiva, onde também é identificado os aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros, jurídicos e socioculturais.

Observação: Medel comenta que é necessário acompanhar e avaliar o diagnóstico, para formar um processo contínuo da análise das informações referente as execuções das ações planejadas.

Comentários

  1. Web Hosting

    Apesar das escolas se basearem em normas gerais da educacao, as unidades escolares se diferenciam entre si, pois cada instituicao tem suas necessidades e principios especificos. Outro ponto que as diferem e a regiao em que cada escola se situa, bem como os desejos de cada membro envolvido na construcao do projeto educativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *