O Atendimento Educacional Especializado, ou AEE, é um conjunto de atividades pedagógicas oferecidas de maneira complementar à escolarização de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDs), deficiências (mental, física, intelectual ou sensorial) e com altas habilidades/superdotação que estão matriculadas no ensino regular. O AEE não é um reforço, é um serviço da educação especial, diferente do ensino regular.
Nenhuma criança é igual a outra, portanto o AEE deve ser pensando na pessoa, não na deficiência. O que dá certo para um, pode não dar certo para outra pessoa. O objetivo do AEE é eliminar as barreiras que impedem a plena participação dos alunos.
Alguns exemplos do AEE são o ensino de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e do código Braille.
O AEE é ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de AEE, podendo ser da rede pública ou privada, sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria da Educação ou órgão equivalente.
Inclusão
No Brasil, a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). Especialistas acreditam que cabe aos pais a decisão da melhor escola (ensino regular ou especial) para as crianças.
Dados do MEC (Ministério da Educação) mostram que, em 2012, 76% das crianças com necessidades especiais em idade escolar estavam matriculadas no ensino regular.
Em 2008 o Brasil assinou a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
TGD
Mas, o que é TGD?
É um conjunto de transtornos que têm em comum: alterações da interação social e modalidades da educação, e um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
TGD envolve:
- Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Síndrome de Rett;
- Transtorno Desintegrativo da Infância;
- Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Educação Inclusiva
É uma ação educacional que percebe a pessoa em sua singularidade. Seu objetivo é o crescimento, satisfação pessoal e inserção social de todos. A ideia é que nenhuma criança seja separada das outras por apresentar algum tipo de deficiência.
Sob o ângulo pedagógico, a integração possibilita uma interação entre as crianças. É importante que as escolas criem condições adequadas para isso. A integração é entre crianças “diferentes” e não “deficientes”, uma vez que crianças superdotadas também encontram dificuldades nas escolas.
A educação inclusiva é para pessoas com necessidades educacionais especiais. Vários profissionais podem trabalhar na educação especial, como o educador físico, psicólogo, fisioterapeuta, etc.
No Brasil, ainda há muito a ser feito para uma educação inclusiva. Muitas escolas ainda não estão preparadas para receber alunos com necessidades especiais, e várias delas também não incluem acessibilidade em seus projetos arquitetônicos. Uma educação inclusiva deve contar com equipamentos, materiais, professores especializados, etc.
Entre as vantagens da Educação Inclusiva estão: suporte emocional, suporte social, cooperação e organização na sala de aula, além de inclusão e suporte social às famílias.
Legislação
A Declaração de Salamanca (1994) é uma resolução das Nações Unidas. Seu conteúdo está relacionado com os princípios, política e prática em Educação Especial, sendo um dos documentos mais importantes que visam a inclusão social.
Todas as propostas da Declaração de Salamanca partem do princípio de que a educação é para todos.
A Declaração estabeleceu que:
- Toda criança que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com Necessidades Educativas Especiais;
- As escolas devem se adaptar às especificidades dos alunos e não o contrário;
- O ensino deve e realizado em um espaço comum a todas as crianças.
Tecnologia
E como a tecnologia pode auxiliar a Educação Inclusiva?
Ela pode facilitar o processo educacional, uma vez que possibilita as descobertas, garantindo condições para a construção do conhecimento. Entre as vantagens do uso da tecnologia estão:
Melhorar capacidades intelectuais (como a criatividade);- Vários ritmos de aprendizagem na mesma turma;
- Pode ainda, despertar o interesse e motivação pela descoberta do conhecimento.
Tecnologia Assistiva (ou de Apoio)
De acordo com o CAT (Comitê de Ajudas Técnicas), tecnologia assistiva é:
“uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.”
De maneira simples, é um recurso ou estratégia que amplia ou possibilita a execução de uma atividade por uma pessoa com deficiência, favorecendo sua participação no dia a dia escolar.
Alguns recursos da Tecnologia Assistiva são:
- Tecnologias da informação e comunicação;
- Materiais escolares e pedagógicos acessíveis;
- Comunicação alternativa;
- Recursos de acessibilidade ao computador;
- Softwares específicos, etc.
Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)
A SRM é um programa do MEC que fornece equipamentos de informática, mobília, materiais didáticos e pedagógicos para criar salas destinadas a integrar alunos nas escolas regulares através da política de educação inclusiva. Ela não substitui o espaço da sala de aula comum.
Estas salas são espaços físicos que possuem materiais diferenciados e profissionais específicos para atender às diversas necessidades educativas especias das crianças.
A SRM contribui para a eliminação de barreiras ao acesso ao conhecimento. Alunos da educação especial (com deficiência, com TGD e com altas habilidades/superdotação) que necessitam de AEE são atendidos nas SRM no contraturno escolar.
Gostou deste conteúdo? Acesse o Curso de Educação Especial Inclusiva, na Ensino Nacional, para saber mais sobre esta modalidade da educação.
Aproveite a super promoção e acesse também o Curso de Atendimento Educacional Especializado para continuar seus estudos sobre a Educação Inclusiva.
A Ensino Nacional fornece o certificado de conclusão do curso, com até 420 horas, entregue no conforto de sua casa! Aproveite tudo isso por um preço super acessível e vá atrás de sua realização profissional.
Acesse e confira!
Acesse o curso:
Curso de Educação Especial Inclusiva
Imagens do curso: