- Imagens da Aula
- +
- +
- Curso
Esta Aula pertence ao Curso de Ética e Cidadania oferecido pela Ensino Nacional
CONSUMO E CONSUMISMO
Consumo
• Consumo é o ato de consumir, tanto produtos quanto bens e serviços.
• Consumir é utilizar os produtos ou serviços para satisfazer as necessidades primárias e secundárias.
• Consumo em massa originou o consumismo e a sociedade de consumo.
Obs: A palavra consumir se origina do latim consumere que significa comer, desgastar, desperdiçar.
• É o ato de consumir de forma exagerada.
• É típico das sociedades capitalistas e é estimulado pela publicidade.
• Em alguns casos pode ser tornar uma doença (um vício), em que a pessoa só obtém prazer na vida ao comprar coisas.
• Nessas situações é necessário um tratamento com um psicólogo.
• O consumismo é um problema para o meio ambiente, pois os resíduos e lixo gerados pelas embalagens e produtos descartados causam grandes problemas.
O QUE É CONSUMO RESPONSÁVEL
• É um movimento social que baseia as decisões de compra se preocupando com o meio ambiente, saúde e a vida geral dos consumidores.
• O consumo responsável envolve um conjunto de hábitos e práticas que tem como objetivo melhorar as relações de produção, distribuição e aquisição de produtos e serviços, de acordo com os princípios da economia solidária e comércio justo e solidário.
• É a prática de adquirir produtos eticamente corretos, como por exemplo, produtos que não envolvam a exploração de seres humanos, animais em sua elaboração e que não provoquem danos ao meio ambiente.
• Valoriza-se a vivência de atitudes éticas para a construção de um novo panorama social e ambiental.
• As pessoas adquirem os produtos que realmente estão precisando, depois de pesquisar preços e produtos que não prejudiquem a natureza.
• O consumo responsável é baseado na ideia de que o planeta não suporta mais os padrões de consumo das últimas décadas, de extração, produção, comercialização e descarte de bens.
• O consumo sustentável tem como objetivo fazer as pessoas consumir de forma mais consciente e reduzida, tornando o consumo sustentável durante a compra, uso e descarte.
• O consumo responsável considera que seria bom mudar os hábitos de consumo, ajustando-o às suas necessidades e optando por produtos que sejam favoráveis ao meio ambiente e a igualdade social.
Obs: Estudiosos dizem que se o consumo médio per capita do planeta fosse o mesmo que o de um cidadão norte-americano (quem mais consome no mundo), seriam necessárias quatro Terras e meia para garantir insumos básicos para todos, como água, alimentos e energia.
• O consumo consciente reflete na sociedade, economia e meio ambiente.
• Por exemplo, quando a pessoa compra produtos de uma empresa que utiliza trabalho escravo, ele financia essa prática.
• Mas, se comprar produtos orgânicos ou de comércio justo, contribui com uma economia que não usa substâncias tóxicas e que não agride o meio ambiente.
• Ou seja, o consumo consciente leva em consideração que todos têm uma parcela de responsabilidade, e a escassez de recursos naturais não pode ser atribuída somente às empresas, uma vez que os consumidores financiam essa exploração.
• É fundamental se informar sobre os produtos e serviços adquiridos.
• Os consumidores são agentes ativos da transformação social, cabendo a eles escolher os produtos de empresas éticas e que respeitam o meio ambiente e os direitos humanos.
EXEMPLOS DE CONSUMO RESPONSÁVEL
Dar carona: o objetivo é reduzir o consumo de combustível.
Troca de eletrodomésticos: optar por opções mais econômicas em relação ao gasto de energia e impacto ambiental e não trocar com frequência e sem necessidade.
Preferir produtos de madeira com o selo FSC (Conselho Brasileiro do Manejo Florestal): o desmatamento é uma das principais causas de emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.
Consumir alimentos da estação e de preferência orgânicos: dessa forma contribui para a saúde do meio ambiente.
Descartar pilhas e baterias usadas de celulares em locais apropriados e não no lixo comum: elas possuem metais pesados altamente tóxicos para o ambiente e para a saúde humana.
CONSUMO E DESPERDÍCIO
Veja como o consumo consciente da água pode evitar o desperdício.
OS “R’S” DO CONSUMO CONSCIENTE
Quando começou a se falar de consumo consciente, era baseado no conceito dos três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, nesta ordem.
• É o passo inicial, a medida que traduz a essência da luta contra o desperdício.
• Significa consumir apenas o necessário, reduzindo o consumo de materiais, energia e água.
• Isso ainda acarreta a diminuição de resíduos e na economia de dinheiro.
• O segundo passo é reutilizar, ou seja, dar um novo uso para as coisas e aumentar sua durabilidade.
• Ao invés de descartar algum produto, procure utiliza-lo de outra maneira.
Reciclar
• O último passo, reciclar, é transformar o que já foi produzido, consumido e reutilizado, para fazer um novo uso dele.
• Ao devolver um material ao ciclo da produção, poupa-se a exploração de recursos naturais, garantindo vantagens econômicas e ambientais.
• Do que é considerado lixo, cerca de 60% é reciclável (garradas de plástico, latas de alumínio, embalagens longa vida, jornais, etc).
Obs: Lembre-se que o consumo responsável implica em reduzir o padrão de consumo. Cada brasileiro produz cerca de 1 kg de lixo por dia. A maior parte disso vai para aterros sanitários ou então acabam sendo jogados na natureza. Daí vem a importância do consumo consciente.
Mas com o passar do tempo os desafios foram aumentando e foram surgindo outros “R’s”:
• O repensar envolve reciclar as ideias, rever os hábitos de consumo e lembrar suas consequências para o planeta.
• Recusar nada mais é do que preferir produtos que sejam ecológicos e recusar (boicotar) os que sejam ligados ao trabalho escravo, desmatamento, etc.
• Responsabilize-se pelos impactos (bons ou ruins) de seus atos, por sua cidade, etc.
• Respeitar a si mesmo, seu trabalho, as pessoas, o meio ambiente.
• Se quebrou, conserte.
• Repare também seus erros e atitudes.
• Se errou, peça desculpas.
• Repasse para as pessoas as informações que você tiver sobre o consumo consciente.
CONSUMIDOR RESPONSÁVEL
Faça o teste e veja se você é um consumidor responsável.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
• Um consumidor socialmente responsável pode ser caracterizado sob várias abordagens: consumo socialmente consciente, consumo socialmente responsável, consumo ético.
• O consumidor socialmente consciente é aquele que considera as consequências do seu consumo para a sociedade em geral.
• O consumidor procura usar seu poder para causar uma mudança social.
• O consumo socialmente responsável envolve o comportamento e tomada de decisão do consumidor com relação a questões ambientais.
• Os consumidores consideram as consequências decorrentes de seu consumo para o meio ambiente.
• O consumidor que é educado para o consumo traz um retorno positivo ao sistema.
• A educação é fundamental para a tomada de decisão.
• Ela possibilita uma melhor escolha de produtos e serviços levando em consideração os valores, necessidades e objetivos do cidadão.
• A educação para o consumo consciente leva o jovem a desenvolver uma visão crítica e responsável do seu papel como consumidor e cidadão.
CONSUMO CONSCIENTE
Para ser um consumidor consciente, procure se perguntar:
1 → Porque comprar?
Antes da compra veja se realmente precisa do produto ou se está sendo estimulado por impulsos ou propagandas.
Analisar as opções de produtos disponíveis e escolher o que atenda à sua necessidade.
Definir também a qualidade e durabilidade do produto.
Comprar à vista ou a prazo, onde comprar, de carro ou a pé, sacolas ou caixas de papelão, etc.
Escolher o fabricante, características da produção, valorização dos funcionários e comunidade, entre outros.
Usar de forma consciente os produtos e serviços adquiridos.
Por exemplo: usar os produtos até o final da sua vida útil, consertar se quebrarem (antes de comprar um novo), desligar aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso, etc.
Quando não houver mais utilidade ou novo uso para o produto, ele deve ser descartado de maneira correta.
Por exemplo, enviar o que for possível para a reciclagem e ver o que pode ser doado ou reformado.
otimo